Presente de Dia das Mães

[Cecília Troiano]

Se perguntássemos a nossas avós, na época em que elas tinham por volta de 30/40 anos, qual presente gostariam de ganhar no dia das mães, a lista que elas fariam, provavelmente, seria recheada de itens voltados para a casa e o bem estar da família.

Pediriam uma batedeira nova, flores para enfeitar a sala, um fogão ou outro super lançamento que deixasse a família mais feliz. Nessa época, a realidade era bem diferente da que vivemos atualmente. Até aí, nenhuma novidade.

O que mais me surpreende hoje, para essa mesma pergunta feita para mães que trabalham, é que as respostas apontam um desejo que vai além apenas da esfera doméstica. Os “pedidos” das equilibristas revelam uma enorme vontade de ter mais tempo! O maior sonho das equilibristas é ter horas disponíveis. E não é para menos. Da época das nossas avós para cá, só fomos acumulando atividades sem abrir mão de quase nada. Claro que hoje temos um arsenal de eletrodomésticos para facilitar a vida doméstica, mas nem por isso temos menos trabalho. Vivemos em atividade constante, dentro e fora de casa. Trabalhamos em jornadas duplas ou triplas. Seguimos sendo as principais responsáveis pela casa, pelo controle do que falta na despensa, pelo uniforme da escola dos filhos, pelo preparo do jantar. E ainda temos, cada uma a seu jeito, nossas atividades profissionais. Ufa! É coisa para super mulher. Pelo menos é assim que nos sentimos, um pouco heroínas de nossos mundinhos.

E o que fariam as equilibristas com mais tempo? Fiz essa pergunta para uma centena de equilibristas e, a partir das respostas que ouvi, organizei em quatro áreas de “desfrute” do tempo.

1. “Eu ficaria mais tempo com meus filhos.” Boa parte das equilibristas sente que, se pudesse ter mais horas, usaria esse bônus para ficar com os filhos. Sem dúvida, há um sentimento de débito nosso em relação a eles. É comum acharmos que estamos “devendo” atencão para nossos filhos. Presenteá-los com essas horas a mais, para esse grupo de equilibristas, seria uma forma de acalmar nossa consciência. E, claro, aproveitar a companhia dos filhos é muito prazeroso também! Disso, poucas mães duvidam. Esse grupo de mulheres, em pesquisa que fiz para o livro “Vida de Equilibrista: dores e delícias da mãe que trabalha”, representa algo em torno de 60% do total.

2. “Eu ficaria mais tempo com meu marido.” Sim, eles também têm algum espaço, pelo menos para 20% das equilibristas. Um jantar a dois, um passeio romântico pelo parque, um cineminha básico ou ficar rolando na cama num domingo de manhã! Coisas para fazer com o marido não faltam!

3. “Eu daria um jeito na minha casa.” Pois é, mesmo evitando lembrar disso, ainda temos a casa para cuidar! Dar um “tapa” na decoração ou cuidar das tarefas diárias como limpar, lavar e passar (chato demais!) também precisam do tempo das equilibristas, mesmo contra a vontade da maioria. São 10% das equilibristas que usariam suas horas livres para isso. Nem sei se é por obrigação apenas ou existe alguma curtição nessa opção.

4. “Eu usaria essas horas para mim!” Acredite, 10% das mulheres, sem culpa ou remorsos, iriam se doar esse tempinho livre! Um viva para elas! Com certeza, alternativas de como usar essas horas não faltam. Algumas querem apenas dormir sem parar. Outras se deliciariam com uma circulada pelo shopping com as amigas ou uma caminhada descompromissada pela praia. Um dia num SPA ou uma massagem… que delícia!

Faça essa pergunta a você mesma e veja em qual dos grupos você se encaixa. Mas não comece a ficar feliz de antemão. A primeira tarefa é conseguir alguém (ou talvez isso precise partir de nós mesmas) para nos presentear com essas horas a mais. Afinal, o que pedimos foi mais tempo. E, pelo jeito, alternativas para usar essas horinhas abençoadas não faltarão.

Podem soltar o cronômetro e ir atrás do nosso presente de dia das mães. Nós merecemos, disso ninguém duvida. Feliz dia das mães!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s