Licença em família

[Maggi Krause]

Pouco antes de nosso segundo filho nascer, meu marido resolveu deixar a empresa em que trabalhava, por vários motivos, um deles – o mais nobre deles – foi o de acompanhar os primeiros meses do pequeno e dar toda a atenção ao mais velho. Assim, mesmo sem ter o direito assegurado por lei, ele se concedeu uma licença-paternidade.

Era o seu sabático – contava ele aos amigos – um período sabático programado nem tanto em benefício próprio, mas em benefício da família. Com ele apoiando a nossa rotina, minha segunda licença-maternidade foi bem mais tranqüila do que a primeira. Afinal, ele levava mãe e filho às caminhadas matinais, cuidava das compras da casa, deixava o mais velho na escola e o levava às aulas de natação, e até dava as instruções para a empregada. Quando voltei ao trabalho, ele levou o bebê sozinho à pediatra e um dia me pegou querendo falar do almoço com a Cida, nosso braço direito, e cortou a conversa: “deixa que eu cuido disso, vai trabalhar sossegada”.

Claro que depois dos meus cinco meses de licença, ele logo se apressou em procurar trabalho e, quando voltou à vida corporativa, eu me lamentava: perdi minha babá, minha governanta, meu motorista, meu  ajudante… Mas quem mais gostou dessa licença estendida à família foi o Tiago (nosso primogênito), que ganhou bem mais atenção do papai. Foram meses muito gostosos, em que os laços de todos foram estreitados. Ninguém se arrepende desta escolha lá em casa. Foram tempos de calma e harmonia, e isso não tem salário que pague. Sei que se ele tivesse direito à licença-paternidade, mesmo não remunerada, mas com garantia do emprego na volta, meu marido não pensaria duas vezes em aderir! E eu me orgulho muito dele por isso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s