Planejamento e força de vontade

[Alexandra Abujamra]

A advogada e executiva Alexandra Abujamra não voltou ao trabalho assalariado após a licença-maternidade. Apaixonou-se pelo universo do bebê e acabou tornando-se empresária do ramo de decoração.

Como resolveu dar essa guinada na carreira?

Já existia o sonho de montar negócio próprio, mas não esperava que fosse neste momento nem neste ramo de atividade.  Aconteceu por encantamento. Quando engravidei, li muito sobre a maternidade e achei que era hora de dar um tempo na empresa: fui executiva da Credicard por 15 anos. Como sou muito intensa em tudo o que faço, achei que não curtiria a maternidade por completo se estivesse trabalhando também. Decidi me afastar por um ano e aí resolver o que fazer.

E o que aconteceu?

Depois que o João Pedro nasceu, continuei a ler livros e já estava apaixonada pelo universo da decoração infantil. Quando ele estava com 6 meses, comecei a montar um plano de negócios e fiz diversos cursos pela internet com objetivo de abrir um negócio próprio. Quando meu filho tinha 1 ano, já tinha tudo planejado, escolhi os fornecedores e reformei uma casa para montar a loja especializada em móveis e decoração de quartos de bebê.

O que motivou sua decisão?

Acho que a fase da vida pedia mudanças, fui impulsionada pelo filho, queria ter mais tempo pra ele.  Também senti necessidade de realizar uma tarefa diferente e juntando o fato de o bebê precisar de mim, como executiva ele teria menos de minha atenção e presença.

Hoje, após um tempo como empresária, sente que as vantagens esperadas se confirmam na prática?

A questão do tempo disponível para ele ainda não rolou. O negócio é novo e depende muito de mim,  ainda não anda sem a minha presença. Mas aos poucos será possível delegar mais. Eu não me arrependi, estou mais realizada profissionalmente, tudo aconteceu de forma organizada, planejada.

Qual conselho daria a quem deseja montar o próprio negócio?

Para montar um negócio, é muito importante a experiência anterior em empresa, isso dá uma bagagem grande, você aprende a se relacionar, negociar, planejar, organizar, delegar. Mas também é preciso verificar se você tem características de empreendedor.

Como seu marido aceitou a decisão de você se tornar empresária?

No início todos se assustaram. Até ele teve um processo de adaptação.  No início me questionou, precisamos conversar muito nessa fase de estruturação.  Mas hoje ele se orgulha muito de mim e confia na minha capacidade como profissional e mãe.

E seu filho, ganhou com sua decisão?

Por ele ter a mãe realizada, é um menino seguro. Não o crio com mimos. Digo: “você é capaz, pois tem que persistir, pois a vida é assim, você tem que tentar.” É uma criança mais segura de si, sabe que vai errar e também que irá conseguir com o próprio esforço. Tenho uma babá que me ajuda e, além disso, flexibilidade para levá-lo ao médico, por exemplo. Mas ainda não é a flexibilidade do jeito que eu quero. Mas chegarei lá. Vale apena investir no próprio negócio, disso eu não a menor tenho dúvida!

Alexandra Abujamra é empresária, sócia-proprietária do Atelier Alexandra Abujamra, tel. 11-3064-7393, São Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s