Fique esperta na visita à escola

[Ana Dini]

A educadora observa o que se deve priorizar, caso a escolha seja colocar a criança na escola ou no berçário.

  • O primeiro contato com a escola é o mais importante, observe o que você sente.
  • Leve a criança com você, assim poderá ver como as pessoas da escola se comportarão diante dela.
  • Fuja da escola que ficar muito em cima do seu filho, fazendo elogios ou muitas perguntas. Em um primeiro contato, é você que tem que conhecer a escola e não a escola conhecer você.
  • Escolha ambientes que tenham segurança adequada para a faixa etária do seu filho, não deixe de questionar sobre os espaços onde a criança poderá estar à vontade, em liberdade, mas com segurança.
  • Prefira visitar a escola em um dia frio e chuvoso, assim você terá a certeza das atividades que serão promovidas nesses dias mais difíceis.
  • Questione sobre a formação dos professores e número de alunos por sala.
  • Como é feita e de quem é a responsabilidades na alimentação das crianças e na higiene? É importante que essas atividades façam parte da rotina da criança e que não sejam delegadas a pessoas que não tenham vínculo com as crianças, as pessoas responsáveis por essas tarefas também precisam ser qualificadas.
  • Localização da escola: é importante que seja perto do seu trabalho ou da sua casa. No caso de emergência, é ótimo ter alguém por perto e que não tenha problemas com trânsito.
  • O ambiente precisa ser limpo, organizado, mas é indispensável que se possa notar a ação da criança nesse ambiente, não como cenário. Onde a criança brinca, por exemplo, está “brincado” ou está tudo no devido lugar e com aparência de que ninguém usa? As atividades artísticas são feitas pelas crianças ou pelas professoras?
  • Berços são um desestímulo a independência, embora a aparência gere conforto e bem estar aos nossos olhos brasileiros, tão acostumados a cuidar e dar conta de tudo.
  • Como é realizado o período de adaptação? A mãe ou alguém de confiança da criança deverá estar na escola durante o tempo que for necessário. A criança precisa formar o vínculo com a professora e a mãe ou outra pessoa da família pode ajudar nesse processo.

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