Mãe não combina com cartão de ponto

[Cecília Troiano]

Recentemente foi divulgada uma pesquisa intitulada ‘Mães Magnatas’, realizada pela Yell.com, uma empresa americana. Esse estudo aponta que 40% das mães que criaram seu próprio negócio tiveram a idéia quando estavam grávidas ou dentro de um ano após o nascimento do bebê.

Além disso, 92% das empresárias com filhos atribuem o sucesso nos negócios a uma série de habilidades que desenvolvem durante a experiência da maternidade. Entre essas habilidades estão a capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, planejamento de atividades futuras e eficiência.

Há um outro levantamento, este brasileiro, recém divulgado pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que aponta que as mulheres detém 52% das iniciativas de novas empresas lançadas no Brasil. Em 2006 esse patamar era de 43%.

Não acho que esse número seja alto e crescente porque as mulheres são mais empreendedoras do que os homens. Minha hipótese é a de que, para muitas mulheres, a entrada no mercado de trabalho é mais fácil pela “porta” do negócio próprio. Além de ser também uma alternativa percebida (não quer dizer que seja assim) como mais adaptada para o enorme contingente de mulheres que vêem no negócio próprio uma opção de trabalho mais flexível em termos de organização dos horários.

Na pesquisa que desenvolvi para a construção do meu livro – “Vida de Equilibrista: dores e delícias da mãe que trabalha” – 30% das mulheres ambicionavam ter um negócio próprio. Ou seja, nem todas conseguem realizar esse sonho mas ele está presente nas cabeças e nos corações das brasileiras.

Como diz uma mãe paulista: “Mãe não combina com bater cartão”. Pelo jeito não é só ela que pensa assim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s